Além de auxiliar a compor o estilo decorativo do ambiente, os pisos e revestimentos para área externa são ideais para deixar o solo mais uniforme, resistente e nivelado, promovendo um acabamento polido e perfeito para a obra conforme o projeto de reforma ou construção.
No entanto, para conseguir uma instalação assertiva, uniforme e harmonizada em relação à decoração, é preciso fazer a escolha do modelo adequado para seu ambiente, tanto em aspectos como design como em resistência, impermeabilidade e capacidade máxima de peso suportada sobre o piso e especificações afins.
Avaliação do ambiente
A primeira dica é analisar as características do local. Por exemplo, a quantidade de pessoas que transitam pela casa, a existência de animais domésticos na área, o espaço e o uso da garagem e outras particularidades da residência.
Em áreas externas com piscina, por exemplo, não é recomendado usar pisos que desgastem com o tempo, pois os resíduos podem sujar a água. Já nas áreas de trânsito e estacionamento de veículos, uma boa dica é utilizar concreto, por ser um material bastante resistente.
Porosidade e resistência do piso
A porosidade é a característica do material que determina a quantidade de poros naquela superfície. Sendo assim, o material pode absorver mais ou menos água, dependendo do volume de poros, fator que influencia diretamente na resistência.
A lógica é esta: quanto maior for a absorção de água do revestimento, menor será sua capacidade de suportar impactos. A cerâmica impermeável aguenta mais ao desgaste e às cargas. O nível de resistência de pisos cerâmicos é dado no índice PEI ― Porcelain Enamel Institute. Essa informação pode ser verificada diretamente com o fabricante do material.
Para os pisos da área externa, quanto maior for o índice PEI, melhor, pois isso significa que o material é resistente o suficiente para aguentar as condições de um ambiente ao ar livre.
Limpeza e manutenção
Normalmente os pisos para área externa podem ser limpos com água ou vassoura. A frequência dos serviços de higienização desses espaços deve ser definida conforme o estilo de vida dos moradores e também com as especificações de fabricação dos revestimentos.
Lembrando que os pisos mais claros evidenciam a sujeira acumulada, então, os materiais de tonalidades coloridas e escuras podem oferecer mais vantagens para manter uma estética agradável do ambiente externo.
Característica antiderrapante
O piso muito liso pode ocasionar acidentes domésticos, principalmente quando é utilizado em terrenos com declive. Para manter a segurança da sua família e também das visitas, utilize revestimentos com capacidade antiderrapante, principalmente em espaços que ficarão eventualmente molhados, como pátios de entrada e locais de banho.
O piso para área externa ideal para a sua residência é aquele que se enquadra no seu gosto pessoal e atende às recomendações que mostramos neste post. A beleza do revestimento escolhido ajuda a formar o ambiente residencial, porém, lembre-se sempre de que, além disso, é indispensável considerar características como custos, frequência de limpeza e exigências do ambiente. Só assim você poderá evitar arrependimentos no futuro.
Piso paviflex: torne seu ambiente mais elegante e criativo. Material sustentável e renovável. Confira já e garanta o seu!
📷 Instagram | 🐦 Twitter | 🍓Pinterest
0 comments
Agradeço a sua visita e espero que tenha gostado das postagens.
Deixe no campo 'comentários' o seu nome e endereço do blog para mim retribuir a visita.
-Não tolero e não irei autorizar comentários ofensivos/obscenos!
-Dúvidas sobre postagens, parceria e outros entre em contato via email: pamelasensato@gmail.com
Beijinhos da Pâm!