Quando uma pessoa não consegue obter as doses necessárias de vitaminas e minerais, a suplementação, inclusive de vitamina D3, é uma alternativa eficiente.
Isso porque, o nosso organismo precisa dos nutrientes em doses adequadas para que funcione de forma plena. Dessa forma, quando estão em falta, podem provocar sérios problemas à saúde.
No caso da vitamina D, por exemplo, a hipovitaminose (baixa quantidade de vitamina na corrente sanguínea), pode trazer diversas consequências negativas à saúde.
Por isso, diversos estudos têm se debruçado sobre a vitamina D3 com o propósito de estabelecer sua atuação na prevenção e no tratamento de certas doenças.
Vitamina D3 é a melhor versão para a saúde óssea
Uma das grandes atuações dessa vitamina no nosso corpo é a sua intrínseca relação com a saúde dos ossos e prevenção de doenças como osteoporose e artrite, por exemplo. Isso se explica pela correlação entre vitaminas e minerais no nosso organismo.
Os minerais possuem partículas difíceis de serem quebradas e realmente aproveitadas pelo organismo. Eles são “pesados”, fazendo com que sua absorção seja prejudicada e grande parte do nutriente desperdiçado.
Nesse momento, começa a relação entre vitaminas e minerais. No caso dos ossos, estamos falando do cálcio, o mineral mais presente em nosso organismo e que constitui ossos, dentes e até possui funções importantes no sangue.
A vitamina D, em especial a colecalciferol, é a responsável por aumentar a biodisponibilidade do mineral para o corpo. Além de ser a principal facilitadora na absorção do nutriente pelos ossos, reduzindo os riscos de osteoporose, tornando vital a suplementação da vitamina D3, em especial para quem está com deficiência do nutriente.
Aliada da saúde mental
Estudos feitos na Europa – onde a incidência dos raios solares caem drasticamente e afeta a capacidade de repor a vitamina durante inverno – mostram correlação direta entre a deficiência da vitamina D com quadros de depressão.
Isso se deve ao fato de que o nutriente age diretamente nas células neuronais, atuando como um neuroprotetor, mas também na produção de neurotransmissores importantes para o cérebro, como a dopamina e a serotonina.
A falta desses hormônios no cérebro é um dos principais fatores desencadeantes para o desenvolvimento de transtornos de humor.
Fortalece os músculos
Outra função importante da Vitamina D3 é sua atuação na saúde muscular. O nutriente participa ativamente na formação das fibras musculares, ajudando especialmente na recuperação dos músculos.
Além disso, facilita as sinapses dos nervos, melhorando a resposta muscular a estímulos e evitando algumas doenças que podem prejudicar e/ou atrofiar os músculos.
Tomar Vitamina D3 é ajudar a sua saúde
Os benefícios dessa vitamina são inegáveis para diversas funções importantes do corpo e prevenção de doenças graves. Por conta da necessidade do sol, é comum a deficiência de vitamina D ocorrer entre o público adulto.
É para esse público e para outros que sejam recomendados pelos médicos, que a suplementação da vitamina D3 é indicada. Porém, é preciso cuidado: o excesso desse nutriente pode fazer mal à saúde. Sempre procure orientação médica e nutricional antes de fazer qualquer suplementação na sua dieta.
📷 Instagram | 🐦 Twitter | 🍓Pinterest
0 comments
Agradeço a sua visita e espero que tenha gostado das postagens.
Deixe no campo 'comentários' o seu nome e endereço do blog para mim retribuir a visita.
-Não tolero e não irei autorizar comentários ofensivos/obscenos!
-Dúvidas sobre postagens, parceria e outros entre em contato via email: pamelasensato@gmail.com
Beijinhos da Pâm!