Seringa é um instrumento que possui um corpo cilíndrico, bico, êmbolo, empunhadura ou falanges e escala de graduação.
- Corpo: local onde ficam os líquidos: medicações ou fluidos corporais;
- Bico: lugar que se conecta a agulha;
- Êmbolo: parte que fica dentro do corpo da seringa, onde se pressiona para injetar ou se puxa para aspirar;
- Stopper: região emborrachada presa no êmbolo, auxilia para injetar ou aspirar e para evitar vazamento dos líquidos.
- Empunhadura ou Falanges: local onde segura a seringa;
- Escala de graduação: marcação no corpo da seringa para medir a quantidade da medicação.
A seringa é um dispositivo com a função de injetar ou extrair líquidos. É utilizada para a administração de medicamentos, vacinas, fluidos intravenosos e outras injeções, em procedimentos médicos, como punções, biópsias, etc.
É um instrumento usado pelos profissionais da área da saúde, em hospitais, clínicas médicas, veterinárias e odontológicas, laboratórios e postos de saúde.
A seringa pode ser de plástico, vidro ou metal. As de metal e vidro podem ser reutilizadas, porém devido a dificuldade adicional do processo de esterilização que devem ser submetidas, são menos procuradas.
As seringas de plástico são as mais usadas. São projetadas para serem descartáveis, pois elas não podem ser esterilizadas e reutilizadas, são de menor custo e mais seguras quanto aos riscos de contaminação. Elas são usadas apenas uma vez e, em seguida, descartadas em um recipiente apropriado.
Quais são os tipos de Seringas?
Existem vários tipos e tamanhos de seringas, os quais são escolhidos em concordância com o objetivo do procedimento.
Podem ser para aspiração ou para aplicações de medicamentos em diferentes vias de administração: intravenosa ou endovenosa (na corrente sanguínea através da veia), intramuscular (no músculo), intracardíaca (no coração, técnica médica exclusiva para emergências), intratecal (no canal espinhal), subcutânea (sob a pele), intradérmica (na derme) e intravascular (diretamente na corrente sanguínea).
Os tamanhos mais comuns de seringa são:
- 1ml: habitualmente utilizada para injeção intradérmica e subcutânea. Ela é especialmente útil para injetar medicações em bebês, crianças e animais de estimação;
- 3ml: geralmente administradas em soluções intramusculares;
- 5ml: comumente utilizada para aplicação de medicamentos intramusculares;
- 10ml: habitualmente usada na administração de medicação endovenosa;
- 20ml: utilizada na ministração de soluções endovenosas;
- 60ml: usada para a aplicação de grandes volumes e dieta Enteral.
Tipos de seringa:
💉Luer lock: apresenta uma rosca em sua ponta, evitando o desprendimento da agulha, proporcionando maior segurança durante a manipulação da agulha no corpo humano.
💉Luer slip: ponta de encaixe indicada para conectar agulhas no sistema puxa e encaixa. Este sanciona uma conexão e desconexão mais fácil.
💉Cateter: usado na lavagem de cateter, tubos de gastrostomia e outros dispositivos.
💉Alimentação: A seringa para alimentação oral/enteral foi desenvolvida para facilitar a alimentação via enteral e aplicar medicamentos via oral de forma segura para neonatais e pacientes pediátricos/adultos.
💉Resíduo zero: A Seringa Resíduo Zero ou Seringa com Embolo ate a ponta, permite a troca da agulha. Assim, aspira-se a toxina com uma agulha e depois ao aplicar no rosto do paciente troca a agulha pela Agulha 30G 4mm.
Como descartar Seringas?
O descarte de seringas é muito importante para evitar acidentes e a contaminação de pessoas e do meio ambiente. Seguem algumas orientações gerais para o descarte correto de seringas:
- Utilize uma caixa ou recipiente resistente, como uma garrafa PET, para descartar as seringas usadas. Este recipiente deve ser resistente a perfurações e fechado com uma tampa firme.
- Não misture seringas usadas com outros tipos de lixo, como lixo doméstico, recicláveis ou orgânicos.
- Identifique o recipiente de descarte de seringas usadas com o símbolo de "material perfurocortante" para alertar sobre o perigo e orientar para o seu manuseio seguro.
- Armazene as seringas usadas no recipiente de descarte até que ele esteja cheio. Em seguida, feche o recipiente com firmeza, envolva-o em papel ou saco plástico resistente, identifique-o como lixo infectante e encaminhe-o para a coleta de lixo hospitalar.
- Se não houver coleta de lixo hospitalar na sua região, procure informações sobre os pontos de coleta para descarte de lixo infectante. Algumas farmácias ou postos de saúde podem receber esses resíduos.
É importante ressaltar que o descarte incorreto de seringas pode causar riscos à saúde pública e ao meio ambiente. Por isso, siga sempre as orientações do seu município e procure informações junto a órgãos responsáveis para garantir o descarte correto.
Onde comprar Seringa?
Aqui na Magazine Médica você encontra uma grande variedade de seringas, como seringa de insulina, para botox, lavagem nasal, descartáveis e muito mais. Conte com quem entende de saúde!
📷 Instagram | 🐦 Twitter | 🍓Pinterest
0 comments
Agradeço a sua visita e espero que tenha gostado das postagens.
Deixe no campo 'comentários' o seu nome e endereço do blog para mim retribuir a visita.
-Não tolero e não irei autorizar comentários ofensivos/obscenos!
-Dúvidas sobre postagens, parceria e outros entre em contato via email: pamelasensato@gmail.com
Beijinhos da Pâm!