Não é mistério para ninguém o fato de que o clima no Brasil fica mais quente ano após ano. Nesse cenário, o ar-condicionado vem sendo um aparelho cada vez mais utilizado por famílias que buscam fugir de todo esse calor, especialmente no verão.
No entanto, engana-se quem acredita que para usar esse eletrodoméstico basta só apertar o botão de ON e acabou. Na verdade, ele requer muitos cuidados não apenas para funcionar corretamente, como também para prevenir a proliferação de ácaros, poeira e outros elementos que podem afetar a sua saúde.
A limpeza do seu ar-condicionado deve permanecer sempre impecável. Mas afinal, você sabe a forma ideal de realizar a higienização do aparelho? Além disso, qual deve ser a frequência desse processo?
Por que é importante limpar o ar-condicionado?
Antes de qualquer coisa, devemos deixar um ponto bem claro: é fundamental que você realize a limpeza do seu ar-condicionado com constância. Preferencialmente, uma vez por semana.
Muitas pessoas insistem em higienizar o aparelho somente quando surge algum problema. No entanto, para evitar gastos de tempo e dinheiro com consertos, a manutenção preventiva é indispensável.
Além de prevenir futuras falhas em seu funcionamento, a limpeza do ar-condicionado também traz outros benefícios.
Cuidado com a saúde
Como citamos no início do conteúdo, um ar-condicionado sujo representa um verdadeiro perigo para a sua saúde. Afinal, esses aparelhos, quando não higienizados corretamente, são ambientes perfeitos para o surgimento de colônias bacterianas e fungos.
Como consequência, esses microrganismos são expelidos para o ar e são grandes responsáveis pelo surgimento de diversas doenças respiratórias, como a asma e a bronquite. Essas condições, caso não sejam tratadas com cuidado, podem inclusive desencadear problemas mais sérios, como quadros de pneumonia.
Melhorar o funcionamento do aparelho
É uma questão de lógica: quando o aparelho não vê uma boa limpeza há tempos, naturalmente sua capacidade de climatizar o ambiente é reduzida drasticamente.
Isso ocorre porque o aglomerado de poeira e resíduos no filtro do ar-condicionado dificulta o seu funcionamento pleno, formando uma espécie de barreira física de sujeira. Assim, ele acaba sendo obrigado a usar mais energia para atingir o resultado esperado. Muitas vezes, esse processo acaba incapacitando o aparelho a longo prazo.
Portanto, se você perceber que o seu ar-condicionado está gastando muito e gelando pouco, ligue o alerta! Esse é um dos principais indicativos de que uma limpeza precisa ser feita com urgência.
Promo - Ar Condicionado Portátil Homing Splendid Dolceclima Compact 9.000 BTUs Frio - 110v
Garantir a climatização desejada
Por fim, você comprou o ar-condicionado justamente para não sofrer com o grande calor do Brasil, certo? Agora imagine o seguinte cenário: janeiro, ápice do verão. Você liga o aparelho, coloca na temperatura desejada e ele simplesmente não refrigera. Desesperador, não é?
A limpeza de ar-condicionado serve justamente para evitar situações assim. Ao higienizar as pás com frequência, ele funcionará do jeito que você deseja, sem sofrer com o já citado bloqueio de poeira e ácaro.
📷 Instagram | 🐦 Twitter | 🍓Pinterest
1 comments
Para ser realizada brevemente agora que o clime começa a aquecer.
ResponderExcluirBfds
Agradeço a sua visita e espero que tenha gostado das postagens.
Deixe no campo 'comentários' o seu nome e endereço do blog para mim retribuir a visita.
-Não tolero e não irei autorizar comentários ofensivos/obscenos!
-Dúvidas sobre postagens, parceria e outros entre em contato via email: pamelasensato@gmail.com
Beijinhos da Pâm!