A sala com mesa de jantar deve ser muito bem planejada, principalmente em espaços reduzidos como apartamentos com cômodos integrados. Para não errar, leve em consideração o formato da mesa e o tamanho das cadeiras, a iluminação e decoração colocadas no espaço e, principalmente, como tornar o ambiente mais funcional.
Formato
Os formatos das mesas de jantar podem variar bastante. Nesse sentido, a escolha ideal deve levar em consideração pontos como o tamanho da sala, a disposição de outros móveis e o formato de paredes e cantos.
Por isso, é importante medir o espaço da sala com mesa de jantar e levar em conta, também, o espaço de circulação das pessoas. Recomenda-se que esse espaço seja de, aproximadamente, 90 a 120 centímetros entre a mesa e as paredes.
Qual a mesa de jantar ideal para sala pequena?
Tratando especificamente de ambientes pequenos, a mesa redonda pode ocupar menos espaço e colaborar com a integração entre as pessoas sem que cantos vitais do ambiente sejam ocupados. Desde que as medidas de passagem sejam respeitadas, essa opção pode representar uma saída inteligente para salas menores.
No caso de ambientes estreitos em que existe a possibilidade da utilização de paredes, é possível a utilização da mesa retangular ou, então, de um canto alemão – funcional e muito estiloso.
Atenção ao tamanho das cadeiras
O tamanho das cadeiras deve acompanhar a proposta da mesa, principalmente nos ambientes pequenos. Assim, é ideal que elas tenham um design simples, de preferência sem braços e, claro, sem abrir mão do conforto.
Outro detalhe é que as cadeiras podem ser diferentes do material e estilo da mesa. Analise a sua sala com mesa de jantar e escolha o visual adequado ao ambiente: cadeiras com visual mais elegante, leve ou colorido, por exemplo, podem conversar com diferentes estilos de decoração.
Invista na iluminação
A iluminação é de suma importância para fazer um ambiente mais aconchegante. Dentre os principais truques para valorizar sua sala com mesa de jantar, estão:
- Investir em uma iluminação difusa: luzes que, dispostas pelo ambiente, não iluminam diretamente um ponto específico;
- Para criar um ambiente mais acolhedor, a escolha por lâmpadas amareladas em paredes mais claras pode ajudar!
- Lustres ou pendentes centralizados em cima da mesa: o que confere um charme especial ao espaço. A distância recomendada da iluminação ao tampo da mesa é de 90 centímetros;
- Spots de LED: criando um ambiente personalizado em cores e destaques.
Móveis multifuncionais
A multifuncionalidade significa que uma mobília pode ter diversos usos. Ela pode ser encontrada em diversos tipos de móveis, como, por exemplo, mesas dobráveis, banquetas e buffets aparadores.
Essas são algumas das soluções viáveis, práticas e bonitas para uma sala com mesa de jantar em espaços pequenos e, ao apostar nelas, você pode economizar espaço e adicionar toques de decoração ao ambiente.
Planeje a decoração
A decoração em qualquer ambiente faz muita diferença! Por isso, para tornar a sua sala com mesa de jantar mais aconchegante e acolhedora, as cores claras como branco, bege ou cinza trazem sensação de amplitude e conforto, podendo ser predominantes nos móveis e revestimentos das paredes.
Já as cores mais vibrantes podem ser usadas nos itens de decoração, como por exemplo, um vaso de planta moderno em um canto da sala, ou ainda centros de mesa mais chamativos.
Aposte em espelhos
Quando tratamos sobre a decoração de uma sala pequena, apostar em espelhos é uma dica que merece ser destacada. Isso porque, proporcionando amplitude ao ambiente, os espelhos também são capazes de refletir a luz, as cores escolhidas para decorar e os pontos focais do cômodo, valorizando ainda mais as suas escolhas de decoração.
A colocação do espelho pode ser de várias formas: em uma parede interna, somente da mesa para cima ou, ainda, utilizar um espelho com um aparador de algum dos lados da mesa. Dessa forma, o aparador também serve de suporte na hora de servir a refeição ou para a decoração.
O que usar em cima da mesa de jantar?
Quando tratamos sobre uma sala com mesa de jantar, a decoração também pode levar em consideração a própria mesa: escolha poucos itens de grande impacto visual, evitando excessos para criar um espaço mais clean e fácil de ser integrado ao restante do ambiente. Nesse sentido, algumas opções são:
- Centros de mesa de jantar: eles podem ser encontrados em diferentes modelos e você pode trocá-los de tempos em tempos, sem gastar muito;
- Vasos de vidro: Para decoração minimalista, um vaso de vidro com flores ou plantas é ideal para harmonizar com um ambiente leve;
- Plantas: optar por folhagens e suculentas para colaborar com a decoração da sala pode ser uma ótima escolha! Os tons esverdeados e o toque natural desse tipo de decoração podem ser aplicados por todo o ambiente, criando uma estética contínua entre a sala de estar e de jantar.
Viu como são os detalhes que tornam possível a criação da sala com mesa de jantar? Planejar o design, o conforto, e a estética dos móveis junto com a decoração são passos importantes para ter êxito no projeto e tornar sua casa mais aconchegante.
📷 Instagram | 🐦 Twitter | 🍓Pinterest
0 comments
Agradeço a sua visita e espero que tenha gostado das postagens.
Deixe no campo 'comentários' o seu nome e endereço do blog para mim retribuir a visita.
-Não tolero e não irei autorizar comentários ofensivos/obscenos!
-Dúvidas sobre postagens, parceria e outros entre em contato via email: pamelasensato@gmail.com
Beijinhos da Pâm!