Anestesia com Lidocaína: O Poder do Alívio Imediato

junho 27, 2024

A lidocaína é um anestésico local indicado para facilitar alguns procedimentos médicos, como cistoscopia ou endoscopia, ou odontológicos, como remoção de tártaro, devido às suas propriedades anestésicas e lubrificantes. Além disso, a lidocaína também pode ser indicada para alívio da dor e desconforto causado por queimaduras solares ou herpes zoster, por exemplo.

Esse remédio pode ser encontrado em farmácias ou drogarias na forma de pomada, gel ou spray, para uso somente sobre a pele ou mucosas, com os nomes comerciais Xylocaína, Dermomax, Labcaína, Lidopass ou Xylestesin, ou na forma de genérico sob a designação “cloridrato de lidocaína”, e deve ser usada somente com indicação médica.


A lidocaína injetável também pode ser usada, porém somente em hospitais ou clínicas médicas, indicada para bloqueio de nervos periféricos ou anestesia peridural, sendo aplicada pelo médico.

Quais as contraindicações do Lidocaína?
Lidocaína é contraindicado para pacientes com história conhecida de sensibilidade a anestésicos locais do tipo amida, ou a quaisquer outros componentes do medicamento. Lidocaína não é recomendado para qualquer condição clínica na qual possa ocorrer penetração ou migração além da membrana timpânica no ouvido médio, por causa dos efeitos ototóxicos observados em estudos com animais.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Lidocaína?
Durante ou imediatamente após o tratamento com Lidocaína, a pele no local da aplicação pode apresentar eritema ou edema, ou então se transformar em um local de sensação anormal.

Reações alérgicas
Podem ocorrer reações alérgicas e anafilactóides associadas ao uso de lidocaína, caracterizadas por urticária, angioedema, broncoespasmo e choque. Em caso de ocorrência dessas manifestações, elas deverão ser tratadas de modo convencional. A detecção da sensibilidade por meio da verificação dérmica possui valor duvidoso.

Anestésico: Alívio Imediato com Lidocaína e Pomada Anestesia
Imagine estar prestes a realizar um procedimento desconfortável e, de repente, sentir alívio instantâneo. Isso é possível graças ao anestésico lidocaína e à pomada anestesia. Neste texto, exploraremos como esses produtos podem tornar experiências médicas menos dolorosas e mais confortáveis.

Anestesia com Lidocaína: O Poder do Alívio Imediato
A lidocaína é um anestésico local amplamente utilizado para bloquear temporariamente a sensação de dor. É comum encontrá-la em forma de lidocaína pomada ou lidocaína spray, que são aplicados diretamente na área afetada. Ele atua bloqueando os sinais de dor nos nervos, proporcionando alívio rápido e eficaz.

Lidocaína Pomada: Aplicação Precisa e Eficaz
A lidocaína em pomada é especialmente útil para procedimentos que requerem aplicação direta. Ela é aplicada sobre a pele, formando uma camada que alivia a dor de forma localizada. A sensação de desconforto diminui, permitindo um procedimento mais tranquilo.

Lidocaína Spray: Alívio Rápido em Spray
Por outro lado, a lidocaína spray oferece uma maneira conveniente de aplicar a anestesia. Com apenas algumas pulverizações, a área alvo fica adormecida, permitindo que procedimentos, como a inserção de um cateter, sejam realizados com menos desconforto.

Beijos da Pâm!
📷 Instagram | 🐦 Twitter | 🍓Pinterest

  • Compartilhe:

Dicas para Leitura

0 comments

Agradeço a sua visita e espero que tenha gostado das postagens.
Deixe no campo 'comentários' o seu nome e endereço do blog para mim retribuir a visita.

-Não tolero e não irei autorizar comentários ofensivos/obscenos!
-Dúvidas sobre postagens, parceria e outros entre em contato via email: pamelasensato@gmail.com

Beijinhos da Pâm!