Escolher uma empresa de desenvolvimento de software para um novo projeto é uma decisão importante e às vezes difícil de tomar. A empresa certa vai oferecer um suporte inestimável na construção do seu produto e será um fator-chave para o sucesso.
Além disso, é uma relação que vai fazer parte dos seus negócios nos próximos meses e talvez até anos. Por isso, é preciso avaliar alguns aspectos importantes.
Neste artigo você vai saber como escolher uma empresa de desenvolvimento de software, com dicas importantes para tomar a decisão mais adequada para o seu projeto.
Antes da sua busca, a primeira coisa a fazer é saber exatamente o que você deseja da empresa. Para isso, defina e anote suas ideias, requisitos e faça um escopo de trabalho. Lembre-se de especificar o orçamento disponível para o projeto.
Verifique a prova social da empresa de TI
Confira se a empresa já trabalhou com marcas relevantes no mercado que exigem alto nível e se já participou da criação de projetos complexos.
Vale a pena conferir se a empresa já implementou com sucesso projetos que tenham semelhanças com o seu, seja no formato do produto ou no ramo específico de seu negócio. Visite o site e analise a seção de casos de sucesso (cases). Se houver projetos semelhantes à sua ideia, é um bom sinal.
Também vale analisar as avaliações sobre a empresa no Google, Google Meu Negócio, LinkedIn, Facebook e Instagram. Também veja se a empresa possui prêmios, parcerias e distinções de excelência no setor de tecnologia.
Analise a experiência da empresa de TI
Aqui, você pode ir um pouco além da prova social: procure também por certificações que asseguram a qualidade dos processos.
Escolha uma software que também dispõe de profissionais especializados e experientes em solucionar problemas complexos de tecnologia e que atuam em projetos de alto nível de exigência utilizando metodologias ágeis.
Qual o nível de confiabilidade do time?
Enfim, se você já escolheu a empresa e o perfil de seu negócio combina com o dela. Agora é o momento do meeting.
Durante o encontro, uma software house de qualidade vai fazer perguntas específicas e precisas sobre o seu projeto para obter o máximo de informações. A equipe também pode perguntar coisas nas quais você nem pensou e até mesmo apontar erros em seu projeto. Quanto mais detalhadas forem as perguntas, mais confiável é sua nova parceira de negócios.
Alguns pontos importantes que comprovam a confiabilidade do time:
- Garantem qualidade? Como?
- Qual a garantia de entrega no prazo?
- Como são as etapas do trabalho?
- Como o cliente acompanha os indicadores do projeto?
- Como lidam com problemas e mudanças no escopo?
Saiba avaliar os preços dos serviços de uma software house
É natural que o preço do projeto seja o fator decisivo na hora da escolha, mas preço mais baixo não significa a melhor solução.
Estimativas muito abaixo do valor cobrado pelo mercado podem significar que todo o processo de desenvolvimento é de baixa qualidade, com pouca ou nenhuma senioridade no time e até mesmo falta de experiência.
Mais à frente, isso vai gerar problemas no funcionamento do produto acabado.
Resultado: a economia inicial se transforma em custos de reparos, além de comprometer o prazo de entrega e exigir constante manutenção.
Procure por garantias concretas de entrega
Uma parceria transparente poupa desgastes desnecessários e oferece o controle total sobre o projeto em cada etapa. A empresa de desenvolvimento de software deve ter um excelente processo de comunicação com o cliente, assim como ser altamente transparente sobre o andamento do projeto, apresentando indicadores e entregas frequentes (semanais ou quinzenais) do produto. Esses fatores precisam ser levados em conta ao escolher um parceiro de software para a sua demanda.
Cuidados antes de fechar o contrato
Errar na escolha da empresa de desenvolvimento de software ou na hora de assinar o contrato pode custar caro.
Para minimizar esses riscos, observe:
- O preço dos serviços está baixo demais? Se a resposta for sim, suspeite.
- Prazos curtos fora da realidade.
- O contrato garante que os direitos autorais do código-fonte serão da sua empresa?
- As condições de comunicação permitem que você converse com os tomadores de decisão ou seja atendido rapidamente em caso de problemas?
- A empresa não está tentando forçar a escolha de uma tecnologia ou solução que pode ser arriscada para você?
- Oferece garantias de qualidade e prazo?
- Possui escopo de trabalho bem definido?
4. Legislação
Na hora de escolher o software de gestão para sua loja é fundamental que você procure um que atenda às exigências da legislação brasileira. Para o varejista, isso é muito importante, pois no Brasil temos uma alta carga tributária e uma legislação complexa, cujo não cumprimento pode gerar problemas como multas e impossibilidade de emissão de notas fiscais.
Portanto, é fundamental que você escolha um software de gestão que atenda às obrigações fiscais no seu PDV, isso evitará dores de cabeça e novos custos para regularização.
Para o varejista, o cadastro de produtos é a principal fonte de informação para a circulação de mercadorias e, no momento de escolher o software de gestão, deve ser considerado se o mesmo atende às obrigações acessórias da classificação tributária dos produtos. Essa vantagem evita retrabalhos e problemas com a Receita Federal.
Espero que essas dicas te ajudem a escolher o software de gestão para sua loja. Seguindo esses passos você terá uma base de critérios que devem ser atendidos no momento de fechar o contrato. Se a fornecedora do software atender essas demandas, você fará uma boa escolha.
Beijos da Pâm!
2 comments
Que post mais amor. Esses colares fazem sucesso mesmo e as mães iam adorar ter um.
ResponderExcluirBem legal o projeto e tudo que ele proporciona.
Boa semana!
O JOVEM JORNALISTA está em HIATUS DE VERÃO do dia 03 de fevereiro à 06 de março, mas comentarei nos blogs amigos nesse período. O JJ, portanto, está cheio de posts legais e interessantes. Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Um colar desse é motivo de carinho, afeto e amor. Adorei!
ResponderExcluirBem legal o projeto e tudo que ele proporciona.
Boa semana!
O JOVEM JORNALISTA está em HIATUS DE VERÃO do dia 03 de fevereiro à 06 de março, mas comentarei nos blogs amigos nesse período. O JJ, portanto, está cheio de posts legais e interessantes. Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Agradeço a sua visita e espero que tenha gostado das postagens.
Deixe no campo 'comentários' o seu nome e endereço do blog para mim retribuir a visita.
-Não tolero e não irei autorizar comentários ofensivos/obscenos!
-Dúvidas sobre postagens, parceria e outros entre em contato via email: pamelasensato@gmail.com
Beijinhos da Pâm!